quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vídeo da Reunião Debate em destaque




Caros adeceanos do Brasil.

A ADCE-SP Núcleo Sorocaba, realizou sua primeira experiência de palestra-grupo de debates, com excelentes resultados de interação dos participantes. A reunião foi realizada no dia 16 de abril no Espaço São Bento, com a coordenação do Padre Wagner Lopes Ruivo, assessor doutrinário da entidade na cidade. O vídeo mostra na íntegra a abertura do evento e as conclusões dos grupos de estudos/debate.Por ser um tema rico de reflexões e que deve ser revisto por todos que se interessam pela humanização empresarial e pessoal, estamos publicando abaixo para conhecimento público o texto da reunião-debate.


Comentários do vídeo devem ser escritos no link abaixo, clicando na palavra "Comentários" abrirá um espaço para escrever a sua mensagem.

Participem!

Texto do Encontro Debate

DEBATE: “Ter um espírito de justiça e um desejo de caridade”

Breve Recapitulação
Em nossa primeira reunião participamos de uma palestra conferida pelo Pe. Wagner (nosso assessor doutrinário) cujo tema era: “Ter um espírito de justiça e um desejo de caridade”. Os conceitos “justiça” e “caridade” foram abordados numa perspectiva teológica cristã.
Hoje, após refletirmos sobre o tema exposto queremos aprofundá-lo partilhando nossas impressões e reflexões acerca do mesmo com nossos irmãos. Para tanto, seguem algumas questões que podem lançar luzes sobre nosso debate.

1. O papa Bento XVI pouco depois de iniciar seu pontificado, fez uma séria denúncia à sociedade de nossa época, dizendo ser ela marcada pela ditadura do relativismo. Sabe-se que o relativismo é uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma idéia absoluta, categórica. Trata-se de uma atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.
Na filosofia, e na antropologia, Ian Jarvie diz que o relativismo é a "Postura segundo qual toda avaliação é relativa a algum padrão, seja qual for, e os padrões derivam de culturas."
Até que ponto pode-se perceber essa doutrina moderna em nosso ambiente de trabalho? Será que ela influencia nossa família, nossos filhos na noção de “certo” ou “errado”? Até que ponto esta corrente influencia nosso dia-a-dia impedindo-nos de ter uma postura justa e caridosa em nossas relações humanas como nos ensina o Evangelho de Jesus?

2. Refletimos em nosso primeiro encontro sobre os 3 direcionamentos antropológicos essenciais para a realização do ser - humano:
a. Todo ser - humano é voltado para Deus.
b. Todo ser-humano é voltado para o próximo (o outro)
c. Todo ser - humano é voltado para o mundo (criaturas, coisas materiais).
Como se encontra hoje num contexto de Pós-Modernidade[1] esses 3 direcionamentos dos quais falamos? O que você sente?

3. O que podemos fazer em nosso locus, ambiente de trabalho para que nossas relações sejam mais humanizadas, justas e caridosas? Diga um ato concreto que poderemos começar a fazer desde já para que estes 3 direcionamentos antropológicos, tão necessários para nossa felicidade, sejam re-equilibrados.
[1] Nem todos admitem a Pós-Modernidade, há estudiosos que consideram nosso momento histórico ainda como Modernidade, posto que segundo esta corrente, não houve ainda uma mudança significativa de paradigma.

Fotos do Debate






quinta-feira, 9 de abril de 2009




Dia 16 de abril, será realizado o Debate do palestra do padre Wagner Lopes Ruivo, onde os empresários poderão opinar e receber importantes informações sobre o tema Justiça e Caridade.
O programa completo está abaixo e o convite é endereçado a todos empresários e lideranças cristãs.
Participe e leve um amigo, um sócio da empresa, um lider da sua organização. Vamos valorizar a nossa ADCE SP Núcleo Sorocaba.




Segue abaixo o convite de nosso próximo encontro. Clique na imagem para ampliar o convite.

Conforme divulgamos em nossa primeira reunião do ano, será o primeiro de nossos debates sobre o tema abordado na palestra anterior. A idéia é proporcionar uma maior participação dos dirigentes cristãos de empresa em nossos encontros.

A reunião terá a seguinte estrutura:

10h45 - Chegada
11h00 - Oração Inicial, breve exposição do tema a ser abordado no debate (Pe. Wagner - Assessor Doutrinário da ADCE/SP Núcleo Sorocaba)
11h15 - Debate em grupo pequeno
11h45 - Debate em Plenário, em que os relatores dos grupos pequenos deverão expor as conclusões de cada grupo
12h20 - Ponderações e Oração Final
12h30 - Nos encaminharemos ao Restaurante Daniel, onde será servido nosso almoço











domingo, 5 de abril de 2009

O que é ética

Momentos de Reflexão sobre o que é ética

"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é."Carl Gustav Jung
Ambição e Ética O consultor de empresas e conferencista Stephen Kanitz escreveu um artigo intitulado "Ambição e Ética", que foi publicado na revista Veja, do qual extraímos algumas reflexões. Kanitz define a ambição como sendo tudo o que você pretende fazer na vida. São seus objetivos, seus sonhos, suas resoluções. As pessoas costumam ter como ambição ganhar muito dinheiro, casar com uma moça ou um moço bonito ou viajar pelo mundo afora. A mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro por si só não é objetivo: é um meio para alcançar sua verdadeira ambição, como, por exemplo, viajar pelo mundo. Já a ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição. É tudo que você não quer fazer na luta para conseguir realizar seus objetivos. Como não roubar, não mentir ou pisar nos outros para atingir sua ambição, ou seja, é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão. A maioria dos pais se preocupa bastante quando os filhos não mostram ambição, mas nem todos se preocupam quando os filhos quebram a ética. Se o filho colou na prova, não importa, desde que tenha passado de ano, o objetivo maior. Algumas escolas estão ensinando a nossos filhos que ética é ajudar os outros. Isso, porém, não é ética, é ambição. Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos da maioria. Aprendemos a não falar em sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética. O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário. E por quê? Por que dependendo da ambição, torna-se difícil impor uma ética que frustrará nossos objetivos. Quando percebemos que não conseguiremos alcançar nossos objetivos, a tendência é reduzir o rigor ético, e não reduzir a ambição. O mundo conheceu a história de uma estagiária na casa branca, que colocou a ambição na frente da ética e tirou o partido democrata do poder, numa eleição praticamente ganha, devido ao enorme sucesso da economia na sua gestão. Não há nada de errado em ser ambicioso, desde que se defina cedo o comportamento ético. Quando a ambição passa por cima da ética como um rolo compressor, o resultado é o que podemos acompanhar nos noticiários que ocupam as manchetes em nosso país. Assim, para mudar definitivamente essa situação, é preciso estabelecer um limite para nossa ambição não nos permitindo, em hipótese alguma, violar a ética para satisfação pessoal, em detrimento do coletivo. Conforme ensinou Jesus, "seja o seu falar: sim, sim, não, não". Seja em que situação for. E se estiver difícil definir se estamos agindo com ética ou não, basta imaginar como julgaríamos esse ato, se praticado por outra pessoa. Se o condenamos é porque não é ético. Se o aprovamos e julgamos justo, então podemos seguir em frente. Defina sua ética quanto antes possível. A ambição não pode antecedê-la, é ela que tem de preceder à sua ambição.
Artigo de Stephen Kanitz publicado na revista Veja do dia 24 de janeiro de 2001.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um cena de reflexão...aos empresários cristãos

Clique na seta do filme, assista e tenha uma boa semana.
Clique no cartaz, amplie, leia e faça a sua inscrição.




Caros amigos da ADCE SP Núcleo Sorocaba, hoje colocamos um cartaz do 3 Congresso da Família e um filme que preferimos não colocar título, para que cada um possa dar um nome a ele. Se você anda meio em baixa por causa da crise mundial, veja que tem vida em pessoas que acreditam em si e superam as dificuldades.

O caro professor Marins , da ADCE Sorocaba é um dos palestrantes e todos estamos convidados a participar desse importante evento. Afinal, quem não quer ver o filho bem resolvido?