segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um 2009 de Paz

A diretoria da ADCE-SP Núcleo Sorocaba agradece as manifestações recebidas em 2008, em apoio a instalação de entidade na cidade e deseja a todas as lideranças empresariais cristãs, um Natal iluminado. Que o aniversariante do dia 25, esteja sempre ganhando de presente de cada um, o que Ele sempre desejou: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei ".
Que 2009 seja um ano de paz, prosperidade e fé no amanhã.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Assessor Teológico da ADCE


"PADRE WAGNER É PROVISIONADO PELO ARCEBISPO DOM EDUARDO ASSESSOR TEOLÓGICO DA A.D.C.E. NÚCLEO SOROCABA (ASSOCIACAO DE DIRIGENTES CRISTÃOS DE EMPRESAS). CONFIRA ABAIXO ESTE ACONTECIMENTO QUE FOI MARCADO COM UMA MISSA NA PARÓQUIA SÃO. CARLOS BORROMEU, SEGUIDO DE UM ALMOÇO DE CONFRATERNIZACAO COM CERCA DE 60 EMPRESARIOS DE SOROCABA! CVEJA AS FOTOS E SAIBA MAIS NO LINK"
http://padrewagner.wordpress.com/ É um site muito rico e, entre os destaques desta semana, tem a homilia do 3º domingo do advento

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Missa e Almoço da ADCE em Sorocaba


A Missa celebrada no dia 9 de dezembro na Igreja de São Carlos Borromeu, em Ação de Graças, pela implantação em 2008 da ADCE-SP Núcleo Sorocaba, contou com a participação de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Metropolitano, do Padre Vaguinho, indicado como Conselheiro Doutrinal da entidade por Dom Eduardo, Padre João Carlos Orsi e Dom José Carlos Gatti. Cerca de 60 lideranças empresariais estiveram participando da Missa. Na homilia de Dom Eduardo e na mensagem do Padre Vaguinho, já como Conselheiro do Núcleo Sorocaba, as palavras de confiança e de entusiasmo a todos, na missão de leigos e de líderes cristãos conscientes, de que é no amor fraterno, na verdade e no respeito humano que se obtém resultados.
Após a celebração, houve um almoço de confraternização com os adeceanos e sacerdotes.




















































































































































































































































































A Missa celebrada no dia 9 de dezembro na Igreja de São Carlos Borromeu, em Ação de Graças, pela implantação da ADCE-SP Núcleo Sorocaba em 2008, contou com a participação de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Metropolitano, do Padre Vaguinho, indicado como Conselheiro Doutrinal da entidade por Dom Eduardo, Padre João Carlos Orsi e Dom José Carlos Gatti. Cerca de 60 lideranças empresariais estiveram participando da Missa. Na homilia de Dom Eduardo e na mensagem do Padre Vaguinho, já como Conselheiro do Núcleo Sorocaba, as palavras de confiança e de entusiasmo a todos na missão de leigos e de líderes cristãos conscientes de que é no amor fraterno, na verdade e no respeito humano que se obtém resultados.
Após a Missa,s. houve um almoço de confraternização entre os empresários e sacerdote

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

MISSA DE NATAL DIA 9 EM SOROCABA



Clique na figura ao lado e leia o convite para a Missa de Natal da ADCE-SP Núcleo Sorocaba a ser celebrada por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues no dia 9 de dezembro às 11 horas na Igreja São Carlos Borromeu.

Todos os adeceanos e amigos estão convidados.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Missa na ADCE SP

Prezado amigo,
Este é um convite especial, pois desejamos muito que você venha participar da nossa Missa de Natal:
3/12/2008, 18h00, na ADCE-SP.
Celebrada por Dom Emílio Pignoli, Bispo Emérito de Campo Limpo e Pe. Vando Valentini, Assessor Doutrinário da ADCE-SP.
Este momento de ação de graças e confraternização nos parece uma boa oportunidade para refletirmos sobre o sentido cristão do trabalho.
Para aprofundar essa questão, teremos o privilégio de contar nessa noite com o Pe. Thierry de Roucy, que nos falará também da sua experiência no trabalho de levar a pessoas desfavorecidas a possibilidade de mudança do desalento para a própria dignidade.
Estamos terminando 2008, festejaremos o Natal e já estamos programando nossas atividades de 2009.
Venha participar e sinta-se a vontade para também convidar seus amigos. É a nossa presença dá vida ao trabalho da ADCE-SP.
Até lá!
Carlos Camargo
ADCE-SP

carloscamargo@adcesp.org.br
www.adcesp.org.br

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Palestra do dia 27 é Cancelada

Está cancelada a palestra do dia 27 de novembro com o arquiteto Geraldo Caiuby, por motivos particulares do convidado da ADCE SP Núcleo Sorocaba.
A nova data será em breve divulgada pela entidade.
Informações adicionais com a Secretaria da ADCE SP Núcleo Sorocaba - nelsoncenci@cenciadvogados.adv.br e ou flaviomaluf@sor.com.br

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Palestra dia 27 com Geraldo Caiuby

Clique na imagem para visualizar o texto do convite.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Oração do Dirigente de Empresa

ORAÇÃO DO DIRIGENTE DE EMPRESA

Senhor Onipotente e Pai bondoso,
criador das coisas temporais
para serviço e usufruto do homem
no caminho para seu destino final;

e que nos chamaste
a colaborar Contigo
ao marcar-nos com a
vocação de dirigente de Empresa;

Infunde-nos um fiel espírito de justiça
e um ardente desejo de caridade;

a fim de que, no nosso esforço
e através de nossa atividade
busquemos sempre
a promoção integral
dos nossos irmãos os homens

e para que servindo-os
por TI e em TI
ascendamos todos juntos,
pela escala dos bens materiais
até a posse dos Eternos Bens.

É o que te pedimos
por Cristo Nosso Senhor

AMÉM

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Palestra Ética e Sustentabilidade
























Para ler as matérias dos jornais, clique no texto.

A ADCE-SP realizou dia 23 de outubro a palestra Ética e Sustentabilidade dentro do ciclo de palestras-almoço promovido às lideranças empresariais cristãs. O adecista Marcos de Afonso Marins, professor e doutor com vasto currículo profissional foi o palestrante convidado. No artigo "Cidades Sustentáveis" ele mostra um pouco do seu posicionamento sobre este importante tema.
Na foto, o momento em que o presidente da ADCE-SP Núcleo Sorocaba, Leosmar Gonzales Martinez entrega o Certificado de Reconhecimento ao palestrante.










CIDADES SUSTENTÁVEIS


Desenvolvimento sustentável ou ecodesenvolvimento foram usados pela primeira vez por Strong (1973), mostrando que o planejador pode prever o desenvolvimento humano em seus mais amplos aspectos, mudando a sua visão tradicional. O objetivo é um melhor aproveitamento de cada ecozona, usando a gestão racional dos recursos, reduzindo os impactos ambientais negativos e utilizando tecnologias adequadas para atingir os objetivos propostos.
Hoje se diz : "Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades"(Gro Brundtland/1996).

O Plano de Ação Mundial, aprovado em 1996, na Conferência da Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos ( Habitat II) , destaca que os assentamentos humanos sustentáveis constituem o quadro de referência para o cumprimento dos direitos humanos fundamentais. Entre os elementos necessários para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos, estão: a necessidade do estabelecimento de agendas e planos sustentáveis de uso do solo urbano e da terra; fomento à prestação de serviços visando à erradicação da pobreza e à criação de empregos; melhoria da saúde e do bem-estar das populações pobres; fomento à utilização sustentável de energia e dos sistemas de transporte; continuidade histórica e cultural; melhoria das economias urbanas mediante a aplicação de políticas financeiras que promovam uma ampla variedade de oportunidades de emprego nas cidades; estabelecimento de políticas de desenvolvimento regional e melhoria da capacidade de prevenção de desastres naturais, mitigação de seus efeitos e preparação para casos de desastre e reabilitação posterior.

A visão de desenvolvimento sustentável, para a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas, é ampla e abrangente, e visa ao bem-estar físico, material e espiritual das populações que compõem a comunidade e a integram em seu habitat ( cidade).

Ecologicamente, uma comunidade é formada por populações que se interagem, levando o bem-estar e o equilíbrio para toda a comunidade. Esse equilíbrio comunitário é proveniente das corretas relações entre todas as populações que compõem a comunidade. Do mesmo modo, uma comunidade urbana composta de diversas populações ( diversas atividades profissionais), se não estiverem em equilíbrio, leva à desorganização da comunidade, gerando, muitas vezes, o caos social, que são os desajustes populacionais ( desemprego, falta de habitação, falta de saúde, etc.) da comunidade.

A responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável é de toda a comunidade. A educação exerce uma função primordial no entendimento da necessidade de respeitarmos o nosso meio ambiente ( no sentido amplo), para que possamos ter uma qualidade de vida à altura da pessoa humana passemos às gerações futuras uma maneira de vida digna, demonstrando o que é ter cidadania.


Prof. Dr. Marcos de Afonso Marins

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Palestra dia 23 de outubro


Os convites já estão sendo enviados aos adecistas para a palestra com o Dr.Prof. Marcos de Afonso Marins no dia 23 de outubro que falará sobre o tema " Ética e Sustentabilidade". Para visualizar o convite é só clicar nele.
Curriculo do palestrante :
1. Formação Acadêmica

1.1 Licenciado em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro – Hoje UNESP.
1.2 Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo- USP.
1.3 Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo-USP.

2. Atividades de Graduação

Professor de Ecologia no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia da Universidade Federal de São Carlos
Professor de Fisiologia Geral e Animal no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia da Universidade Federal de São Carlos.
3. Atividades de Pós - Graduação

· Professor de Ecologia de Populações no Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais –PPG-ERN da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
· Membro de 27 Bancas Examinadoras de Qualificação de Mestrado.
· Membro de 24 Bancas Examinadoras de Qualificação de Doutorado.
· Membro de 31 Bancas Examinadoras de Defesa de Dissertação de Mestrado.
· Membro de 31 Bancas Examinadoras de Tese de Doutorado.
· Membro de Comissão do Ministério de Educação e Cultura para credenciamento de Curso de Pós - Graduação.


4. AtividadeS Profissionais.

Professor do Ensino fundamental e Ensino Médio nas escolas estaduais e particulares.
· Professor Titular concursado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
· Professor do Curso de Pós - Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
· Professor Titular III - Ref. 13 da Universidade de Sorocaba (UNISO).
· Coordenador de Pesquisa da Universidade de Sorocaba,
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente da Universidade de Sorocaba (UNISO).
· Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Sorocaba até 31/12/2001.
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente – CPCD da Universidade de Sorocaba – Uniso- 2002.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos para a instalação do campus de Sorocaba2005-2008.

5. Publicações Científicas

· Publicação de 40 Trabalhos Científicos, em revistas nacionais e internacionais.

6. Trabalhos Apresentados em Congressos, Simpósios e Seminários Nacionais e Internacionais

· Participação com apresentação de Trabalhos Científicos, em 45 Reuniões Científicas.

7. Coordenação de Congressos, Simpósios e Seminários Científicos

· Coordenação de vários eventos científicos, tais como, Congressos e Simpósios e Seminários.

8. Auxílios Recebidos de Agências Financiadoras de Pesquisa

· Vários auxílios financeiros recebidos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

9. Relator de Projetos de Pesquisa

· Relator de muitos Projetos de Pesquisa para credenciamento de Docente em Curso de Pós-Graduação, desenvolvimento de Pesquisa para Mestrado e Doutorado e para Agências Financiadoras.

10. Consultor de Revista Científica

· Consultor de Revistas Científicas, para análise de Trabalhos Científicos para publicação.
11. Atividades de Extensão Universitária

· Oferecimento de Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização.
· Organização de Feiras Científicas.
· Atendimento da comunidade para desenvolvimento de trabalho relativo a área de pesquisa.

12. Cursos de Pós-Graduação Ministrados

· Ministrou vários Cursos de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Ministrou vária disciplinas em curso de pós-graduação “lato sensu”.

13. Palestras e Conferências

· Palestras e Conferências proferidas em Congressos, Simpósios, Seminários, Reuniões de Estudo, Universidades, Indústrias e Associações relacionados como campo de trabalho.

14. Mesas Redondas

· Participação em Mesas Redondas em Congressos, Simpósios e Seminários relacionados com a área de trabalho.

15. Orientação de Mestrado e Doutorado

· Orientação de 5 (cinco) Mestrados e 14 (quatorze) Doutorados na área de Ecologia e Recursos Naturais.

16. Atividades Universitárias-Administrativas

· Membro da Câmara de Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Universitário, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Câmara de Pós-Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro nato, como Professor Titular, da Congregação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Câmara de Extensão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão para Assuntos de Natureza Orçamentária e Administrativa, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Universitário, da Universidade de Sorocaba.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos, para a implantação do campus da UFSCar/Sorocaba.2005 até o momento..

17. Cargos Administrativos

· Coordenador do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de São Carlos.
· Coordenador do 1o. Ciclo Geral da Área de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal de São Carlos.
· Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e do Departamento de Hidrobiologia, da Universidade Federal de São Carlos.
· Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente da Comissão de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente do Conselho Departamental do Departamento de Ciências Biológicas e do Departamento de Hidrobiologia, da Universidade Federal de São Carlos.
· Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, nomeado pelo Ministro de Educação, da Universidade Federal de São Carlos.
· Respondendo pela Reitoria da Universidade Federal de São Carlos , Portaria GR 183/86.
· Presidente do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente da Congregação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Coordenador de Pesquisa da Universidade de Sorocaba-1992 a 1998.
· Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Sorocaba/1998 até 2001.
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente da Universidade de Sorocaba- até 2002.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos, para a implantação do campus da UFSCar/Sorocaba.2005-2007-2008.

18. Comissões Administrativas

· Membro da Comissão Coordenadora do Vestibular da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão do Plano Institucional de Capacitação Docente (PICD-CAPES) da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Seleção para o Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Estudos de Convênio Universidade-Empresa do Departamento de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Colégio Eleitoral para a Renovação do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.
· Membro da Comissão para a Seleção de docente, para a área de Fisiologia da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão para a Revisão dos Estatutos, da Fundação Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Legislação e Normas, do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Inquérito, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Deliberativo, do Programa Agro-Ecológico da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão Assessora do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente da Universidade de Sorocaba.

19. Assessorias

· Assessor Acadêmico-Administrativo da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.
· Assessoria a várias Instituições, Empresas, etc., para assuntos da área de Biologia e Ecologia Aquática.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar para a implantação do campus da Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba. Portaria GR No.190/05 de 19 de setembro de 2005.

20. Bancas de Concurso Público de Provas e Títulos

· Participação em Bancas para Ingresso no Magistério Superior e Instituições de Pesquisa, do Estado de São Paulo e outros Estados da Federação.
· Participação como membro de Bancas Examinadoras de concursos de Professor Titular de várias Universidades.

21. Sociedades Científicas

· Participação na Diretoria de várias sociedades científicas: Sociedade Rioclarense de História Natural (SRHN), Associação Brasileira de Aqüicultura (ABRAQ), etc.
· Membro da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).
· Membro da Associação Brasileira de Aqüicultura (ABRAQ).

22. Prêmio e Condecorações.
· Medalha “Aluisio de Almeida” do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Aprovado pelo Conselho Estadual de Honrarias e Méritos do Governo do Estado de São Paulo. Honraria oficial do Estado de São Paulo, registrado na Secretaria de Governo e Gestões Estratégicas. 1999.
· Medalha Combatentes de 32- Recebida em 09/07/2007.
23 – Atividades Comunitárias

· Membro Efetivo do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
· Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba “Com. Luiiz Almeida Marins” – MADAS-LAM-2004.
· Membro da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais da Igreja- Sorocaba-2003.
· Membro da Diretoria da “Integrar” - Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação – até abril de 2003.
· Membro da Comissão de Desenvolvimento Cultural CDC-LINC da Prefeitura Municipal de Sorocaba – Decreto 12.021 de 23 de março de 2000. Até 2002.
· Membro da Associação “Amigo da Marinha” de Sorocaba.
· Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Luiz Almeida Marins Filho – Fundação LAMF- 2008.
· Conselheiro da “Associação Amigos de São Bento”, cuja finalidade é a restauração do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, fundado em 1654. 2003/2004/2005.
· Membro a Associação Amigos da Marinha – SOAMAR/Sorocaba.
· Membro do Movimento das Equipes de Nossa Senhora de Sorocaba.

Sorocaba, 2008.
Prof. Dr. Marcos de Afonso Marins.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dia 23 de outubro:palestra Prof. Dr. Marcos de Afonso Marins



Dia 23 de outubro, quinta-feira, teremos a palestra "Ética e Sustentabilidade" a ser proferida pelo Prof. Dr.Marcos de Afonso Marins, em mais um importante evento promovido pela ADCE-SP Núcleo Sorocaba.


Para conhecermos um pouco dos estudos do Prof. Dr. Marcos de Afonso Marins, editamos um curriculo suscinto de sua vida profissional neste espaço. Certamente todos os participantes terão a oportunidade de aproveitar desse momento que a ADCE está proporcionando aos seus associados e convidados.





O horário do evento é das 11h às 12h 30 com almoço em seguida até às 14h30.



Currículo suscinto do palestrante do dia 23 de outubro:

1. Formação Acadêmica

1.1 Licenciado em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro – Hoje UNESP.
1.2 Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo- USP.
1.3 Doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo-USP.

2. Atividades de Graduação

Professor de Ecologia no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia da Universidade Federal de São Carlos
Professor de Fisiologia Geral e Animal no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Biologia da Universidade Federal de São Carlos.
3. Atividades de Pós - Graduação

· Professor de Ecologia de Populações no Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais –PPG-ERN da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
· Membro de 27 Bancas Examinadoras de Qualificação de Mestrado.
· Membro de 24 Bancas Examinadoras de Qualificação de Doutorado.
· Membro de 31 Bancas Examinadoras de Defesa de Dissertação de Mestrado.
· Membro de 31 Bancas Examinadoras de Tese de Doutorado.
· Membro de Comissão do Ministério de Educação e Cultura para credenciamento de Curso de Pós - Graduação.


4. AtividadeS Profissionais.

Professor do Ensino fundamental e Ensino Médio nas escolas estaduais e particulares.
· Professor Titular concursado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
· Professor do Curso de Pós - Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
· Professor Titular III - Ref. 13 da Universidade de Sorocaba (UNISO).
· Coordenador de Pesquisa da Universidade de Sorocaba,
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente da Universidade de Sorocaba (UNISO).
· Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Sorocaba até 31/12/2001.
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente – CPCD da Universidade de Sorocaba – Uniso- 2002.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos para a instalação do campus de Sorocaba2005-2008.

5. Publicações Científicas

· Publicação de 40 Trabalhos Científicos, em revistas nacionais e internacionais.

6. Trabalhos Apresentados em Congressos, Simpósios e Seminários Nacionais e Internacionais

· Participação com apresentação de Trabalhos Científicos, em 45 Reuniões Científicas.

7. Coordenação de Congressos, Simpósios e Seminários Científicos

· Coordenação de vários eventos científicos, tais como, Congressos e Simpósios e Seminários.

8. Auxílios Recebidos de Agências Financiadoras de Pesquisa

· Vários auxílios financeiros recebidos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

9. Relator de Projetos de Pesquisa

· Relator de muitos Projetos de Pesquisa para credenciamento de Docente em Curso de Pós-Graduação, desenvolvimento de Pesquisa para Mestrado e Doutorado e para Agências Financiadoras.

10. Consultor de Revista Científica

· Consultor de Revistas Científicas, para análise de Trabalhos Científicos para publicação.
11. Atividades de Extensão Universitária

· Oferecimento de Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização.
· Organização de Feiras Científicas.
· Atendimento da comunidade para desenvolvimento de trabalho relativo a área de pesquisa.

12. Cursos de Pós-Graduação Ministrados

· Ministrou vários Cursos de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Ministrou vária disciplinas em curso de pós-graduação “lato sensu”.

13. Palestras e Conferências

· Palestras e Conferências proferidas em Congressos, Simpósios, Seminários, Reuniões de Estudo, Universidades, Indústrias e Associações relacionados como campo de trabalho.

14. Mesas Redondas

· Participação em Mesas Redondas em Congressos, Simpósios e Seminários relacionados com a área de trabalho.

15. Orientação de Mestrado e Doutorado

· Orientação de 5 (cinco) Mestrados e 14 (quatorze) Doutorados na área de Ecologia e Recursos Naturais.

16. Atividades Universitárias-Administrativas

· Membro da Câmara de Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Universitário, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Câmara de Pós-Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro nato, como Professor Titular, da Congregação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Câmara de Extensão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão para Assuntos de Natureza Orçamentária e Administrativa, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Universitário, da Universidade de Sorocaba.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos, para a implantação do campus da UFSCar/Sorocaba.2005 até o momento..

17. Cargos Administrativos

· Coordenador do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade Federal de São Carlos.
· Coordenador do 1o. Ciclo Geral da Área de Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal de São Carlos.
· Chefe do Departamento de Ciências Biológicas e do Departamento de Hidrobiologia, da Universidade Federal de São Carlos.
· Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente da Comissão de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente do Conselho Departamental do Departamento de Ciências Biológicas e do Departamento de Hidrobiologia, da Universidade Federal de São Carlos.
· Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, nomeado pelo Ministro de Educação, da Universidade Federal de São Carlos.
· Respondendo pela Reitoria da Universidade Federal de São Carlos , Portaria GR 183/86.
· Presidente do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente da Congregação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Coordenador de Pesquisa da Universidade de Sorocaba-1992 a 1998.
· Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Sorocaba/1998 até 2001.
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente da Universidade de Sorocaba- até 2002.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos, para a implantação do campus da UFSCar/Sorocaba.2005-2007-2008.

18. Comissões Administrativas

· Membro da Comissão Coordenadora do Vestibular da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão do Plano Institucional de Capacitação Docente (PICD-CAPES) da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Seleção para o Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Estudos de Convênio Universidade-Empresa do Departamento de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Colégio Eleitoral para a Renovação do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.
· Membro da Comissão para a Seleção de docente, para a área de Fisiologia da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão para a Revisão dos Estatutos, da Fundação Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Legislação e Normas, do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão de Inquérito, da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro do Conselho Deliberativo, do Programa Agro-Ecológico da Universidade Federal de São Carlos.
· Membro da Comissão Assessora do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos.
· Presidente da Comissão Permanente da Carreira Docente da Universidade de Sorocaba.

19. Assessorias

· Assessor Acadêmico-Administrativo da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar.
· Assessoria a várias Instituições, Empresas, etc., para assuntos da área de Biologia e Ecologia Aquática.
· Assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar para a implantação do campus da Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba. Portaria GR No.190/05 de 19 de setembro de 2005.

20. Bancas de Concurso Público de Provas e Títulos

· Participação em Bancas para Ingresso no Magistério Superior e Instituições de Pesquisa, do Estado de São Paulo e outros Estados da Federação.
· Participação como membro de Bancas Examinadoras de concursos de Professor Titular de várias Universidades.

21. Sociedades Científicas

· Participação na Diretoria de várias sociedades científicas: Sociedade Rioclarense de História Natural (SRHN), Associação Brasileira de Aqüicultura (ABRAQ), etc.
· Membro da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).
· Membro da Associação Brasileira de Aqüicultura (ABRAQ).

22. Prêmio e Condecorações.
· Medalha “Aluisio de Almeida” do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Aprovado pelo Conselho Estadual de Honrarias e Méritos do Governo do Estado de São Paulo. Honraria oficial do Estado de São Paulo, registrado na Secretaria de Governo e Gestões Estratégicas. 1999.
· Medalha Combatentes de 32- Recebida em 09/07/2007.
23 – Atividades Comunitárias

· Membro Efetivo do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba.
· Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba “Com. Luiiz Almeida Marins” – MADAS-LAM-2004.
· Membro da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais da Igreja- Sorocaba-2003.
· Membro da Diretoria da “Integrar” - Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação – até abril de 2003.
· Membro da Comissão de Desenvolvimento Cultural CDC-LINC da Prefeitura Municipal de Sorocaba – Decreto 12.021 de 23 de março de 2000. Até 2002.
· Membro da Associação “Amigo da Marinha” de Sorocaba.
· Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Luiz Almeida Marins Filho – Fundação LAMF- 2008.
· Conselheiro da “Associação Amigos de São Bento”, cuja finalidade é a restauração do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, fundado em 1654. 2003/2004/2005.
· Membro a Associação Amigos da Marinha – SOAMAR/Sorocaba.
· Membro do Movimento das Equipes de Nossa Senhora de Sorocaba.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Artigo de Dom Eduardo Benes

A dignidade da Política

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues -arcebispo de Sorocaba.SP
“Aqueles que têm responsabilidades políticas não devem esquecer ou subestimar a dimensão moral da representação, que consiste no empenho de compartilhar a sorte do povo e em buscar a solução dos problemas sociais. Nesta perspectiva, autoridade responsável significa também autoridade exercida mediante o recurso às virtudes que favorecem o exercício do poder com espírito de serviço (paciência, caridade, modestia, moderação, esforço de partilha); uma autoridade exercida por pessoas capazes de assumir autenticamente como finalidade do próprio agir o bem comum e não o prestígio ou a aquisição de vantagens pessoais” (CDSI 410).
O bom funcionamento da democracia pressupõe que os eleitores votem com consciência esclarecida sobre as reais necessidades do povo e com real conhecimento da probidade e da competência dos candidatos a funções públicas. O Supremo Tribunal Federal julgou que impedir a candidatura de políticos com processo por corrupção feriria a justiça uma vez que a sentença final poderia ser de absolvição, declaração de inocência. Houve quem, reconhecendo a validade desse argumento, sugerisse que fossem impedidos de se candidatarem pelo menos os condenados em primeira instância. De qualquer forma fica evidenciada a necessidade de formação da consciência política dos cidadãos como condição necessária para o bom funcionamento da democracia.
O texto que inicia essa reflexão lembra, especialmente aos políticos, sua condição de representantes do povo, insistindo na dimensão moral da representação. A corrupção é uma das mais graves deformações da prática política e semeia no meio do povo a descrença em relação ao regime democrático. Há de fato políticos que fizeram da ação política instrumento para garantir interesses econômicos da família ou de grupos. Não buscam o bem comum, usam o poder que lhes foi conferido pelos eleitores para benefício próprio. Elegem-se sempre de novo e assim garantem o sucesso de seus empreendimentos econômicos e costumam transformar a própria família em herdeira do poder adquirido mediante uma complicada rede de influências sustentada por concessão de favores, promessas e oferecimento de empregos etc...
Sobrevivem em nosso país, em formas novas, antigas oligarquias. Sobre isso alerta-nos o Compêndio de Doutrina Social: “Entre as deformações do sistema democrático, a corrupção política é uma das mais graves porque trai, ao mesmo tempo, os princípios da moral e as normas da justiça social; compromete o correto funcionamento do Estado, influindo negativamente na relação entre governantes e governados; introduzindo uma crescente desconfiança em relação à política e aos seus representantes, com o conseqüente enfraquecimento das instituições. A corrupção política distorce na raiz a função das instituições representativas, porque as usa como terreno de barganha política entre solicitações clientelares e favores dos governantes. Deste modo, as opções políticas favorecem os objetivos restritos de quantos possuem os meios para influenciá-las e impedem a realização do bem comum de todos os cidadãos” (411).
O remédio para esta chaga que fragiliza a democracia é mais democracia, ou seja, mais participação das pessoas no processo político. Já ouvi de várias pessoas a afirmação de que não mais votariam porque a política é o espaço onde tudo se joga pelo poder, na busca de interesses menores. A Igreja, em seu ensinamento social, insiste que a política é o espaço onde se tomam as mais importantes decisões relativas ao bem da sociedade como um todo.
A política, assim o entendeu também Aristóteles, é o lugar por excelência do exercício da ética, onde a justiça deve reinar soberana. Mas, lembrava o mesmo filósofo, para que a prática política seja regida pela justiça, os cidadãos, desde crianças, devem ser educados para a virtude. Amantes e praticantes da justiça, os cidadãos estarão atentos a tudo aquilo que diz respeito à vida da sociedade, não recusando nunca assumir funções para as quais forem chamados e tiverem reconhecida competência.
As eleições constituem um momento importante do processo democrático, o voto do povo “unge”, confere autoridade aos seus representantes. Os eleitos, se professam a fé cristã, receberão como vinda de Deus a missão que lhes foi dada pelo voto do povo, pois toda autoridade vem de Deus. Responderão diante de Deus pelo que tiverem feito da missão que lhes foi confiada. Mas quem vota - e todos devemos votar - é também responsável pelos atos praticados pelos seus representantes. Donde a necessidade de refletir e consolidar razões que justifiquem a autenticidade e correção do próprio voto.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Slides da palestra Prof.Marins

Aproveite para rever a palestra do prof.Marins acessando o link dos slides projetados durante o evento do dia 18 de setembro.

http://www.marins.com.br/arquivos/PalestraProf.Marins-NativosDigitais.pps

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Reunião com prof.Marins



Dia 18 foi realizada a reunião mensal da ADCE-SP Núcleo Sorocaba com a participação de dezenas de empresários e convidados especiais que lotaram a sala de reuniões. A abertura feita pelo presidente em exercício da entidade Leosmar Gonzales Martinez teve oração, explanação dos objetivos da ADCE e os trabalhos que estão sendo feitos para consolidar a entidade na cidade.
Como convidado especial o professor Marins proferiu palestra encantando a todos os participantes com sua forma simples e didática de expor a mensagem empresarial. A opinião geral foi de sucesso ao evento que terminou em um gostoso almoço de confraternização.
Na sequência de informações deste blog, conforme combinado com o prof.Marins, teremos em breve artigos de sua autoria para conhecimento dos empresários associados da ADCE.
"Este foi o primeiro evento organizado pela atual diretoria e já pudemos sentir a unidade de todos" , disse Leosmar,que com sua equipe está preparando novidades na palestra de outubro.











terça-feira, 16 de setembro de 2008

Motivação em Equipe

Este filme mostra o verdadeiro modelo de líder. Quem vê, pára para pensar .




segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Entrevista na TV Educativa:

Colaboração enviada pelo médico Edoardo Santino para o Blog da ADCE-SP Núcleo Sorocaba. Vídeo e artigo para refletir a carreira.

Repensando a carreira

SÃO PAULO - Um problema de saúde na família levou Alberto Ferreira, presidente da SAP, a rever 20 anos de planejamento de carreira.
No dia 1o de agosto do ano passado, Alberto Ferreira, de 43 anos, assumiu em São Paulo a presidência da unidade brasileira da SAP, terceira maior empresa de software do mundo. A chegada ao comando da empresa alemã era a coroação de um meticuloso planejamento de carreira, iniciado 20 anos antes, quando Alberto era um engenheiro recém-formado e trabalhava na Jonhson & Johnson na área de informática. Na época, seu livro de cabeceira era a autobiografia de Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler, um dos maiores best-sellers de todos os tempos entre as publicações para executivos. Alberto escreveu na contracapa do livro um roteiro com os postos que pretendia ocupar. A meta era me tornar presidente de uma grande empresa até 2009, diz.
Todos os anos, Alberto revisava o plano. Com o auxílio do planejamento, especializou-se em marketing e finanças. Conseguiu construir uma bela carreira executiva. Ocupou a vice-presidência das operadoras de telefonia Intelig e Vivo. Depois, optou pelo posto de CEO da Carlson Wagonlit Travel, agência de viagens do grupo Accor, pelo desafio de promover uma reestruturação. Em paralelo, exerceu o empreendedorismo ao criar a marca de cervejas Baden Baden, que vendeu no ano passado para a Schincariol.
Ao fechar com a SAP, Alberto lembrou do plano de carreira. Conquistei muita coisa na profissão e na vida por causa desse plano aqui, diz ele, apontando para o livro remendado com fita adesiva. Só que não houve tempo para comemorações. Na manhã de 10 de agosto, seu décimo dia de SAP, enquanto Alberto dirigia seu carro rumo ao escritório da empresa, sua mulher, a relações-públicas Renata Monte Alegre, de 38 anos, sofreu em casa, no colo do filho, de 9 anos, um acidente vascular cerebral. Numa escala crescente de gravidade que vai de 1 a 5, o nível do derrame de Renata foi 4. Com a mulher encaminhada para a UTI do Hospital São Luiz, onde ficaria por um mês em coma induzido, Alberto voltou a atenção para o filho. Acalmou o garoto e convenceu-o a ir para a escola. Papai vai te buscar na hora do almoço e te contar tudo o que está acontecendo, disse na hora.
Mesmo se Alberto estivesse com a vida pessoal em ordem, ingressar na SAP não seria moleza. Ele recebeu a missão de promover uma virada na filial. O mercado das grandes companhias, em que a SAP sempre nadou de braçada, estagnou. O grande desafio da fornecedora alemã é emplacar uma versão compacta de seu sistema de gestão entre as pequenas e médias empresas. Para ter uma idéia, após a entrada de Alberto, 40% das pessoas foram substituídas. Com o incidente, aquela história de primeiros 100 dias de adaptação foi por água abaixo, recorda. Nas reuniões, Alberto sentia que todos respeitavam sua angústia, mas evitavam se aproximar. Alguns sabiam que seriam demitidos, diz.
Para se concentrar no trabalho durante os quase 50 dias em que Renata esteve hospitalizada, Alberto evitou imaginar como seriam a volta e a recuperação da mulher. Deixei na mão dos médicos. Sua rotina mudou. Passou a levar o filho para a escola e a chegar mais cedo em casa para tomar suas lições. Pela ordem, suas prioridades eram o filho e a mulher. A empresa vinha depois. No fim de setembro, os números não mentiram. No fechamento de trimestre, a empresa cumpriu apenas 48% da meta. Foi o pior desempenho da minha carreira, diz. Uma queda nas vendas era esperada tanto pela transição de comando quanto pela fase ruim do mercado. Mas Alberto calcula que, se não fosse o problema pessoal, o resultado ficaria na casa dos 70%.
Até então, o executivo vinha resistindo à hipótese de se afastar do cargo. Tinha lutado 20 anos para chegar lá. Não ia desistir facilmente, diz. Numa sexta-feira, dia 28 de setembro, quando entregou o péssimo número do trimestre ao chefe, ele pensou em desistir. A empresa não iria aceitar aquele resultado novamente. Quando chegou em casa à noite, derrotado, recebeu duas boas notícias. Seu filho contou que tinha garantido uma boa nota na prova de ciências, para a qual haviam estudado juntos. Três horas depois, o telefone tocou. Era uma pessoa do hospital dizendo que Renata, que saíra do coma três semanas antes, havia recebido alta. Na segunda, voltei revigorado para a SAP. Fizemos um resultado extraordinário no quarto trimestre, batendo as metas.
Passados sete meses, a recuperação de Renata surpreende até os médicos. Ela retomou suas atividades normais e voltou a trabalhar. As seqüelas são leves. Do episódio, a principal lição que Alberto extraiu para a carreira foi dar a dimensão exata para as coisas. Quando você vive uma situação dessas, os problemas de trabalho ficam pequenos. Sua referência é algo muito pior, diz. O plano de carreira foi fundamental para mantê-lo determinado a seguir em frente. Se não tivesse um objetivo, talvez eu desistisse. O que me segurou foi o valor que dou para o que já construí.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Postura Ética no Brasil

Vejam como é fácil ser ético no Brasil e no mundo.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Reunião de Diretoria

No próximo dia 15 de setembro a diretoria eleita da ADCE SP Núcleo Sorcaba estará reunida para tratar de assuntos de planejamento das atividades da associação.
No dia 18 de setembro, com inscrições abertas a todas lideranças empresariais cristãs, teremos a palestra do prof. Marins. Clique abaixo no Convite .

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Palestra

Está chegando o dia da Palestra Almoço de setembro. Dia 18 está chegando.
Faça já a sua inscrição pelo e-mail : vanderlei@vtpublicidade.com.br

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CONVITE PARA PALESTRA PROF. MARINS


Para ampliar a leitura do convite clique nele.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ser Ético - Artigo do Prof. Marins

Será ético eu ter uma informação relevante para o trabalho de meu colega e não passar a ele essa informação? Será ético eu falar mal de minha empresa nas reuniões sociais em que participo, fazendo até pilhéria de meus chefes e diretores? Será ético eu saber de algum problema de qualidade em produtos e serviços de minha empresa e não levar essa informação às pessoas responsáveis? Será ético eu não preparar sucessores para a minha função, impedindo a empresa de contar comigo em outra posição? Será ético eu não me envolver e não me comprometer com os programas de qualidade, produtividade, saúde e segurança no trabalho? Essas e muitas outras perguntas poderiam ser feitas para um aprofundamento da discussão sobre ética na empresa. É preciso ampliar os limites do que consideramos ética empresarial. Uma colaboradora que desvia recursos ou bens da empresa comete um crime. É caso de polícia e não de consideração ética. Um comprador que pede benefícios ou propina aos fornecedores não é só aético, é desonesto e deve ser desligado da empresa por justa causa. Portanto, ética não pode ser confundida somente com honestidade. É preciso, repito, ampliar os limites da ética. Pense se você é realmente ético. Pense se o seu conceito de ética não é restrito apenas a considerações de honestidade. Decida-se a ampliar os limites da ética para você. Pessoas que ampliam os limites da ética são especiais e são as que fazem a diferença na empresa de hoje. Pense nisso. Sucesso

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Missa e reunião da ADCE SP na Santa Casa

Matéria veiculada no JCTV da Rede Vida em 14 de agosto, com depoimentos de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e palestras realizadas no auditório da Santa Casa na primeira reunião de formação do Núcleo Sorocaba da ADCE-SP.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ADCE SP Sorocaba na Rede Vida


Reportagem veiculada na Rede Vida de Televisão- Nacional, em 26 de agosto de 2008, com entrevista do Prof. Marins sobre a ADCE-SP Núcleo Sorocaba .

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Núcleo Sorocaba da ADCE


Carlos Camargo- Presidente da ADCE-SP


Comentário de Peter Nadas

Durante a Assembléia de fundação da ADCE-SP Núcleo Sorocaba, falou-se várias vezes dos encontros de Bispos e Empresários que vêm sendo realizados pela ADCE a cada dois anos. O último, como foi lembrado, aconteceu em Sorocaba e está praticamente na origem do Núcleo.
Queria contar a vocês como surgiu a idéia desses encontros. Nos idos de 1993, em função de meus contatos com a Professora Laura Nash – que tivemos a oportunidade de trazer várias vezes ao Brasil, para nos falar de ética empresarial – fui convidado a participar de um projeto da Universidade de Boston, com o escopo de estudar o papel das empresas na redemocratização de vários países, inclusive o Brasil. Em uma das reuniões de que participei por causa desse projeto, encontrei uma pessoa das Filipinas que, na ocasião, relatou: “Só conseguimos nos livrar da ditadura de Ferdinando Marcos graças à aliança que surgiu entre bispos e empresários no nosso país”.
Aquilo ficou na minha cabeça. Na época, havia muitas divergências entre o clero em geral e os empresários. Estávamos saindo de um regime autoritário e muitos bispos faziam declarações que eram consideradas esquerdistas por parte dos empresários. Estes, por sua vez, eram considerados culpados pelos sofrimentos do povo por aqueles. Ocorreu-me que se pudéssemos reuni-los e levá-los a se conhecer melhor, talvez se chegasse a uma aliança do tipo Filipinas para conduzir o País num caminho de desenvolvimento, de justiça e de solidariedade.
Dom Cláudio Hummes, que na época era bispo de Santo André e responsável pela linha Cultura na CNBB, gostou da idéia e ajudou muito a realizá-la. O comitê organizador, além dele, contou também com Dom Emílio Pignoli, Dom Fernando Figueiredo, Dom Fernando Legal e, da parte da ADCE, com alguns de nossos líderes empresariais. Conseguimos realizar o primeiro encontro, com o objetivo básico de aumentar o conhecimento mútuo entre bispos e empresários, em São Roque, com a presença de 15 bispos (entre os quais três cardeais) e 45 empresários. Posso afirmar que foi um grande sucesso, pois contribuiu decisivamente para diminuir as divergências.
De lá para cá, já foram realizados mais cinco encontros, sempre muito elogiados pelos participantes. Mas ainda precisamos de muito esforço e boa vontade para cimentar uma aliança que ajude nosso País a crescer. O Núcleo de Sorocaba, que se iniciou no último desses encontros, terá certamente um importante papel neste processo.

Peter Nadas
Peter Nadas em sua palestra
Grupo de empresários na reunião do dia 21
Grupo de empresários na reunião histórica da eleição da primeira diretoria da ADCE-SP Núcleo Sorocaba, em 21 de agosto de 2008






Posse da Diretoria da ADCE-SP Núcleo Sorocaba


Foi realizada no dia 21 de agosto, a reunião de posse do Núcleo Sorocaba da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - ADCE-SP, com a participação de 38 dirigentes empresariais de Sorocaba. O ato contou com a presença do presidente da ADCE-SP, Carlos Camargo e do diretor Peter Nadas.
Por unanimidade, foi escolhido como presidente do Núcleo Sorocaba o empresário Leosmar Gonzales Martinez. Na abertura da reunião, Leosmar contou sobre o início histórico da entidade após a primeira Grande Guerra, no "vazio deixado no espírito dos empresários cristãos da Europa e o despertar para a responsabilidade por recuperar física, espiritual e economicamente as populações atingidas, formando o que é hoje a UNIAPAC - União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresas". No Brasil, o movimento nasceu em 1961 quando alguns empresários fundaram a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de São Paulo - ADCE-SP. “O Núcleo Sorocaba é uma conquista que muito nos alegra pelo entusiasmo e participação das lideranças empresariais” diz Leosmar ao formar a sua diretoria.
A ADCE-SP Núcleo Sorocaba começou oficialmente a ser formada em outubro de 2007, por ocasião do Encontro de Empresários e Bispos do Brasil, realizado na cidade. A partir dessa "semente", começou o trabalho local de organizar uma reunião para a concretização do objetivo traçado pela diretoria da entidade em São Paulo. No dia 7 de agosto, em evento realizado no auditório da Santa Casa de Sorocaba, onde houve a presença do arcebispo metropolitano Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues celebrando a missa de abertura, a ADCE-SP Núcleo Sorocaba ganhou forma e caminho para a sua efetiva realização. Como norma e conduta, a ADCE tem sua carta de Princípios do Dirigente de Empresa e seu Decálogo do Empresário Cristão, ambos baseados na Doutrina Social Cristã, e se definem como a união de dirigentes de empresas que reconhecem e estão decididos a promover valores humanos na empresa e na sociedade. A ADCE-SP não está vinculada formalmente com a igreja católica, embora trabalhe pela aproximação entre os empresários e os Bispos católicos, e é aberta à participação de todos os empresários e lideranças.
A próxima reunião será no dia 18 de setembro às 11 horas com palestra-almoço, a ser proferida pelo Professor Luiz Marins, com o tema: “O jovem e a Cibernética - futuro da Empresa” .

Diretoria empossada:


PRESIDENTE: LEOSMAR GONZALES MARTINEZ.
VICE-PRESIDENTE: CRISTIANO MASCARENHAS DE BARROS.
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: VANDERLEI TESTA.
1º SECRETÁRIO: NELSON EDUARDO B. CENCI.
2º SECRETÁRIO: FLÁVIO MALUF PONTES.
1º TESOUREIRO: ADEMIR LOPES SOARES.
2º TESOUREIRO: MARIANO AMADIO.