sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ADCE Apóia Exposição de Aleijadinho


ADCE SP Núcleo Sorocaba apóia a
Exposição com peças de Aleijadinho
Começa dia 3 de março no Espaço São Bento

Acontece de 3 de março a 3 de abril, no “Espaço São Bento” a exposição “O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira”. A mostra é uma promoção do Mosteiro de São Bento e do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, com o apoio cultural da Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria da Cultura (Secult).
Durante a exposição serão apresentadas 10 obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e 30 peças de artistas barrocos diversos que representam este período histórico.
Aleijadinho, considerado umas das maiores expressões da arte brasileira, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, por volta de 1730. Era filho de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana que se chamava Isabel. O apelido que o celebrizou veio de enfermidade que contraiu por volta de 1777, que o foi, aos poucos, deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias.
Sua extensa obra, encontrada em diversas cidades mineiras, museus e coleções particulares, pode ser sintetizada em realizações de excepcional concepção arquitetônica e escultórica, como o santuário barroco de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, Minas Gerais.
“Estamos muito felizes por ter em Sorocaba uma exposição como esta. É uma grande oportunidade para a cidade conhecer um pouco do trabalho deste artista que foi arquiteto, escultor, entalhador e o maior realizador cultural brasileiro do ciclo do ouro durante o século XVIII”, explica o secretario da Cultura, Anderson Santos.
Leosmar Gonzales, presidente da ADCE Sp Núcleo Sorocaba enalteceu a oportunidade da entidade estar apoiando essa importante exposição.
Durante o período da exposição a Fundação Luiz Almeida Marins Filho fará o agendamento gratuito para as escolas que desejem visitar a mostra. Os interessados devem entrar em contato com Marcia Sabeh, pelo telefone 3331.7777 ou através do e-mail contato@fundacaolamf.org.br.
O Espaço São Bento fica no Largo de São Bento, 144, Centro. A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 12h às 20h. Os ingressos custam R$3,00. Haverá estacionamento particular no local.

Nenhum comentário: